O governo da Argentina autorizou na noite de quinta-feira (3) a reabertura de mais cinco fronteiras com o Brasil, fechadas desde março de 2020. A decisão passa valer a partir deste sábado (5).
As fronteiras entre a Argentinas e os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são Alba Posse e Porto Mauá, El Soberbio e Porto Soberbo, San Antonio e Santo Antônio, o Paso Barca entre San Javier e Porto Xavier e o cruzamento Pepirí Guazú (San Pedro) com San Miguel do Oeste.
Esses passos de fronteira foram habilitados como “corredores seguros” e deverão seguir os protocolos sanitários estabelecidos pela província de Misiones. Ainda, ficou estabelecido um limite diário de 8 mil ingressos para todos os corredores habilitados.
Desta forma, Misiones terá um total de sete corredores seguros habilitados para circulação tanto em termos de Tráfego Fronteiriço de Vizinhança (TVF) quanto para turismo internacional.
Eles se somarão aos que já estão em operação, como a passagem que liga a cidade de Puerto Iguazú à cidade brasileira de Foz de Iguaçu, reaberto em 27 de setembro como parte do teste piloto para o turismo internacional. Mais tarde, em 19 de outubro, foi autorizada a reabertura da travessia entre Posadas e Encarnación (Paraguai) e a fronteira seca entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira (Brasil).
“Com gestão, esforço, compreensão de bom senso e trabalho, conseguimos abrir as travessias internacionais. Obrigado, ministro, Juan Manzur, pela resposta”, disse o governador Oscar Herrera Ahuad, em sua conta oficial no Twitter.