Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná e segunda maior cidade do Paraguai, completa nesta quinta-feira (3) 65 anos de fundação. A data está sendo lembrada com um feriado municipal.
Na noite de quarta-feira, o aniversário foi comemorado com um festival em frente a Catedral San Blás, com missa, apresentações artísticas e queima de fogos de artifício.
Mesmo com o feriado, o movimento de veículos foi intendo no início da manhã na Ponte Internacional da Amizade.
Ciudad del Este, tem uma população estimada em 305 mil habitantes, podendo chegar a 591 mil habitantes considerando as cidades da região metropolitana, como Presidente Franco, Hernandárias e Minga Guazú.
História
Após a queda do presidente argentino Juan Domingo Perón, na década de 50, o governo paraguaio tomou a decisão de promover a chamada “Marcha para o Leste”, buscando chegar ao Oceano Atlântico através do Brasil. O problema principal era que a saída através do Rio da Prata tinha um frete excessivamente caro, que fez com os produtos exportassem pouco ou não fossem competitivos, além de exageradamente caros se comprados do exterior.
A continuação da rota para a margem do Rio Paraná foi de grande importância. À frente das obras, foi nomeado o então capitão Porfirio Pereira Ruiz Díaz, encarregado dos contingentes de várias unidades militares para realizar a tarefa de construir cerca de 200 quilômetros de estrada a partir de Coronel Oviedo. O traçado da rota já havia sido feito, de modo que o trabalho consistia basicamente em ganhar as subidas das montanhas, em condições muito adversas. Era comum aqueles que participavam da construção adoecessem, além de enfrentarem animais selvagens e terem que lidar com chuvas pesadas e frequentes.
O final da estrada seria o local da fundação de uma cidade. Em 1955, a Comissão Mista Paraguaia-Brasileira foi criada para impulsionar a estrada para o leste. E em 1956, foi realizado um voo de reconhecimento no Alto Paraná, para definir o local de fundação da nova cidade. Assim, a cidade foi fundada por decreto em 3 de fevereiro de 1957, sob o nome de “Puerto Flor de Lis”.
A cidade ainda chegou a ser chamada de Puerto Presidente Stroessner e, a seguir, de Ciudad Presidente Stroessner em homenagem ao então ditador. Em 1989, o comando revolucionário que destituiu o ditador utilizou o nome para Ciudad del Este. E um plebiscito dos moradores confirmou o nome, que se tornou definitivo.