Chega ao Paraguai nesta quinta-feira (27) um lote de 500 mil doses da vacina Coronavac para uso pediátrico, fabricada pelo Instituto Butantan. As vacinas são uma doação do governo do Brasil através da cooperação humanitária internacional e efetivada por meio do consórcio Covax Facility.
O ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Borba, informou que com essas vacinas será possível iniciar a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos. As doses deverão começar a ser aplicadas a partir do dia 31 de janeiro.
Cerca de 190 mil crianças dessa faixa etária estão cadastradas para receber as doses. O Ministério da Saúde espera que os números aumentem com a chegada das vacinas brasileiras, alcançando a meta inicial de vacinar 250 mil menores.
A doação das vacinas foi anunciado pelo Ministério da Saúde do Brasil em 23 de dezembro do último ano, durante um encontros entre os os ministros Marcelo Queiroga e Júlio Borba, em Buenos Aires, na Argentina.
Para receber a doação, o presidente Mário Abdo Benitéz, do Paraguaio, precisou promulgar a prorrogação da Lei de Emergência Sanitária, que permitirá o país adquirir vacinas pediátricas.
O governo brasileiro pretende doar 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 a países de baixa renda, por meio da Covax. O Ministério da Saúde afirma que a doação de vacinas não afeta a vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).