O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) apurou que mais de 35 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) estavam disponíveis para retirada em suas unidades. Estes documentos retornaram ao órgão após os correios não terem obtido êxito nas três tentativas de entrega. Depois disso foram retiradas 5% (1.750 carteiras).
Os correios realizam três tentativas de entrega no endereço cadastrado do condutor. Depois, as CNHs permanecem mais 20 dias corridos aguardando nas agências de distribuição para, em seguida, serem devolvidas ao Detran. “A população deve ficar atenta sobre manter atualizado o cadastro no Detran, tanto como condutor ou proprietário. A atualização ajuda na hora da emissão e entrega dos documentos, evitando assim o retorno delas ao Detran”, comenta o diretor-geral do órgão, Wagner Mesquita.
Além disso, o diretor também alerta sobre a importância da retirada dos documentos. “É importante estar com tudo em dia para não passar por maiores problemas, pois ainda existem situações em que o documento digital não substitui totalmente o físico”, ressalta Mesquita. As tentativas frustradas de entrega acontecem porque o responsável não está presente no endereço informado no momento da entrega ou porque o endereço está incorreto no sistema.
As cidades com o maior número de CNHs que aguardam retirada são: Curitiba (13.000), Londrina (1.700), São José dos Pinhais (1.400), Foz do Iguaçu (1.300), Cascavel (780), Maringá (400), Ponta Grossa (800), Colombo (450), Campo Largo (450), Campo Mourão (400), Paranaguá (400) e Araucária (300).
Para fazer a retirada da CNH, basta o cidadão comparecer diretamente na Ciretran do seu município, das 08h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário.
É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, este deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante.
AEN