Na terça-feira, a Superintendência de Operações da margem paraguaia da Usina Hidrelétrica de Itaipu anunciou que a demanda instantânea máxima foi registrada no Sistema Interligado Nacional do Paraguai (SIN-PY) com 4.186 MW. Dessa forma, indicaram que estão preparados para atender as altas demandas na temporada de verão.
A máximos sucessivos de demanda instantânea no lado paraguaio foram registrados no SIN-PY, com valores de 4.101 MW às 14h30 de segunda-feira, 17 de janeiro, e 4.186 MW às 14h25 de terça-feira, 18 de janeiro.
O Paraguai é abastecido pela energia elétrica produzida por três hidrlétrica, duas delas binacionais, Itaipu, com o Brasil, que representa 81% da energia do país; Yacyretá 14%, com a Argentina, com 14% e Acaray com 5%.
Os técnicos da central hidroelétrica anunciaram que esta semana poderá haver novos recordes de procura máxima instantânea devido às altas temperaturas registradas no país.
Ressalta-se que em períodos de alta demanda, os equipamentos de tempo real reforçam a atenção na supervisão, carga nos equipamentos de interligação, reserva de geração, entre outros fatores, a fim de preservar o estado normal de operação.
“Outro fator importante citado é o aumento dos níveis de alerta dos equipamentos de tempo real em caso de possíveis distúrbios, a fim de executar os processos de recomposição o mais rápido possível e, assim, minimizar os impactos no fornecimento de energia”, destacaram os profissionais da SIN-PY.
Da Superintendência de Operações destacaram que a atual condição hidrológica não permite uma maior produção da hidrelétrica, mas a demanda e as necessidades energéticas dos clientes da La Ande e da Eletrobrás estão sendo atendidas de acordo com a disponibilidade de energia.