O antigo prédio da Guarda Municipal, localizado na Avenida Jorge Schimmelpfeng, terá, finalmente uma destinação. O prédio vai abrigar a Delegacia da Mulher e o Instituto de Identificação. A informação é da presidente do Conselho da Mulher, Mara Maran. A adequação do prédio por meio de uma parceria com a Itaipu Binacional e Secretaria de Segurança Pública.
“Nós temos uma demanda muito antiga, crônica, com relação a Delegacia da Mulher, que seja um atendimento humanizado, um atendimento digno para a mulher, e agora foi encontrado uma maneira de fazer essa parceria (com Itaipu)” informou Mara.
No mesmo local irá funcionar o Instituto de Identificação, que atualmente também não tem sede própria. Maran salienta que isso não é o ideal, mas que as medidas para garantir o sigilo das mulheres durante o atendimento serão tomadas.
“Não é o ideal que desejávamos para uma Delegacia da Mulher, mas vamos proteger sim o sigilo, proteger sim as mulheres, os espaços não terão comunicação, totalmente separados, com entradas separadas, com acessos diferentes, com garantia da proteção das vítimas” garantiu.
De acordo com Maran, o espaço já era para estar sendo utilizado. No entanto, um incêndio que atingiu o prédio no início de 2020 atrapalhou o planejamento. “Já era pra ter sido efetivado e concluído, mas houve um sinistro no prédio, que comprometeu todas as estruturas, e agora terá que ser redimensionado às custas do projeto” informou.