Exame ou lado médico poderá atestar comorbidade da criança para vacina contra Covid

A prefeitura de Foz do Iguaçu abriu nesta terça-feira (18) o agendamento para a vacina contra a Covid-19, de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Nesta primeira etapa, o município recebeu 1.730 doses da Secretaria de Saúde do Paraná.

Primeiro serão vacinadas crianças com comorbidades e com deficiências permanente. A estimativa é que 26 mil crianças dessa faixa etária estejam aptas a receber a vacina na cidade.

“A medida que formos recebendo as doses vamos ampliando até vacinar todas as nossas crianças, entre 5 e 11 anos”, disse a secretária de Saúde do Município, Rosa Jerônimo, durante entrevista ao programa Contraponto, da Rádio Cultura.

A secretária informou que a criança que não estiver acompanhada dos pais ou responsáveis na unidade de saúde, precisará levar uma declaração que estará disponível para o preenchimento e impressão pelo site da prefeitura. (vacinacao.pmfi.pr.gov.br)

Além do documento pessoal, para comprovar a comorbidade ou deficiência do menor os pais deverão levar um exame, laudo médicos, atestado, ou uma declaração. “A gente não vai ser rígido em relação a isso, então qualquer comprovante que os pais possuam, eles podem levar. São crianças que já são acompanhadas na nossa rede e vai estar lá, também no nosso sistema”, explicou Rosa.

Diferente dos adultos, as crianças não poderão tomar vacinas concomitantes, como, por exemplo, a da Covid e a da gripe ou poliomielite no mesmo dia. O intervalor de tempo entre uma vacina e outra deverá ser de 15 dias.

Sair da versão mobile