O deputado estadual, e ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), deve lançar pré-candidatura ao Senado no Paraná. A informação foi confirmada pelo deputado em entrevista à Rádio Cultura. Para conseguir concorrer a eleição no estado, Silva deixou o cargo na Casa Civil na última semana.
“Estou me preparando agora, por isso estou voltando agora a Assembleia Legislativa, nos próximos dois meses, justamente para ter tempo para me organizar para uma pré-candidatura ao senado” informou. “Entendo que é necessária uma renovação, um ar novo no senado, pôr o dedo na ferida de umas questões importantes no Paraná” justificou.
Em 2022, o estado do Paraná deve eleger apenas um senador. “É um projeto audacioso, não é um caminho normal, sair de deputado estadual para senador, mas conversando com a população sinto esse desejo de transformar de mudar” argumenta. “O Paraná contribui demais com o Brasil, nós mandamos 80 bilhões de reais por ano para Brasília e volta 20, essa conta tem que levar alternativas de debate para recuperar um pouco com tudo que o Paraná contribui” disse.
Cenário Nacional
Na última eleição, o governador Ratinho Junior, aliado de Guto Silva, apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro no Paraná. Em 2022, Guto diz que a coligação está avaliando a candidatura de Sérgio Moro.
“O cenário nacional, o palanque nacional, tem efeitos e reflexos no palanque regional, então estamos aguardando como se comporta a candidatura de Sérgio Moro, que é pré-candidato do Paraná, tem a candidatura do Alexandre Pacheco, que é do nosso partido (PSD), mesmo do Governador, temos uma aliança histórica com o Bolsonaro no Paraná, então agora é hora de ouvir muito para ver como vão acontecer essas costuras políticas” ponderou.