Durante os primeiros dias deste ano, o Hospital Integrado Respiratório do Instituto de Previdência Social (IPS) de Cidade do Leste, no Paraguai, tem aumentado o número de pacientes internados com complicações pela Covid-19, a maioria de não vacinados contra a doença.
A 10° Região Sanitária informou que até segunda-feira (17), 53 pacientes estavam internados na unidade hospitalar, dos quais 40 não receberam nenhuma dose da vacina. Do total, 25 estão em salas de terapia intensiva, 23 sem vacina, 1 com duas doses, 1 com uma dose. Enquanto isso, o restante, 34 estão em uma sala de internação normal: 17 não vacinados, 12 com duas doses, 3 com três doses e 2 com dose única.
A cidade também registra fila de espera para consultas com quadro respiratório, com uma média de 200 pessoas por dia. No Pavilhão respiratório, estão internados mais 26 pessoas com diferente infecções respiratórias.
As autoridades de saúde paraguaias informam que os casos graves são registrados em pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid, e pedem que a população complete a imunização com as duas doses. Na segunda-feira, o departamento de Alto Paraná iniciou a aplicação da dose de reforço a adolescentes de 12 a 17 anos.
Desde o início da pandemia o Paraguai registrou 501 mil casos da doença, com 16.821 mortes. O país tem 3,04 milhões de pessoas totalmente vacinada, o que representa 42,7% da população.