Devido ao aumento expressivo de casos de Covid-19, com 2.432 confirmações da doença neste mês de janeiro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu ampliar a testagem com a implantação de cinco novos pontos de coletas em instituições de ensino do município.
Os atendimentos iniciam amanhã (15), e seguirão de segunda a sábado, das 9h às 21h, nos seguintes locais: Escolas Adele Zanoto (Porto Meira); Elenice Milhorança (Jardim América); Padre Luigi Salvucci (Vila C Nova); João Adão (Três Lagoas) e CMEI Guilherme Augusto Terres dos Santos (Morumbi II).
Conforme explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, não há a necessidade de agendamento para o teste rápido nas escolas. “O objetivo desta ampliação é desafogar as unidades de saúde, as UPAS e o próprio Plantão Coronavírus, que esta sobrecarregado devido ao aumento de casos da doença”, disse. Somente neste mês de janeiro foram realizados 6.437 atendimentos pelo Plantão, o número é quase igual ao registrado durante todo o mês de dezembro, quando foram feitos 6.596 atendimentos.
As coletas nas escolas serão feitas por estagiários contratados pela Fundação Municipal de Saúde e supervisionadas por 15 enfermeiros coordenadores. O teste de antígeno fica pronto em 15 minutos e o morador deixa o local já com o resultado em mãos. Casos positivos para a Covid-19 devem permanecer em isolamento por 10 dias e assintomáticos por 7 dias. Pessoas assintomáticas (que não apresentam sintomas da doença) devem continuar agendando o teste pelo site da prefeitura, que irá direcionar para as cinco unidades de referência. “É importante que pessoas sem sintomas respiratórios não permaneçam no mesmo local que os sintomáticos”, orienta a secretária.
Atendimento médico
As sete unidades de referência para atendimentos a sintomáticos respiratórios continuam as mesmas: Unidade Padre Ítalo 24 Horas, no Porto Meira; UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi; UBSs do Cidade Nova; Lagoa Dourada; Jardim São Paulo I; Morumbi II e Jupira. Essas unidades fazem a coleta e dão assistência aos pacientes com sintomas da doença.
“Nas escolas faremos apenas a coleta do exame, e aqueles que necessitam de atendimento devem buscar uma das unidades de referência”, esclarece Rosa. Devido à vacinação em massa, com 110,7% da população adulta com a primeira dose e 103,4% com a segunda dose, os novos casos de Covid apresentam sintomas leves, como coriza, tosse, dor de cabeça ou febre. “A vacinação se mostrou eficaz, por isso é importante que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, busquem as unidades de saúde o quanto antes”, orientou.
Confira os endereços dos novos locais de testes para a Covid-19:
1. Escola Adele Zanotto – Avenida Javier Koelbl, 1923 – Jardim Boa Esperança (Porto Meira)
2. CMEI Guilherme Augusto Terres – Rua Tenente Eduardo Olmedo, 1060 – Morumbi II
3. Escola Elenice Milhorança – Rua Di Cavalcante, 523, Jardim América
4. Escola Padre Luigi Salvuccu – Rua Fortaleza, 45, Vila C Nova
5. Escola João Adão – Rua Júlio Brecher, 450, Lagoa Dourada (Três Lagoas)
PMFI