O aumento da contaminação por Covid-19 neste início de ano em Foz do Iguaçu, tem refletido na alta procura de pacientes nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto atendimento (UPAs). Até esta sexta-feira (14), a cidade registrou 2.432 casos positivos de Covid-19. Em dezembro foram 345 casos confirmados.
O aumento entre dezembro e a primeira quinzena de janeiro é de 604,92%. Embora a Secretaria de Saúde do Paraná tenha confirmado apenas um caso da variante Ômicron no estado, é possível que este rápido aumento de casos se deve a esta mutação do vírus da Covid.
O médico Ulisses Figueredo, que coordena os programas Melhor em Casa, Telemedicina e Atendimento Domiciliar Covid, explicou que para atender a demanda o município aumentou o número de UBSs voltadas para atender casos com sintomas respiratórios, além do site da prefeitura que direcionado o paciente assintomático para testagem. Ainda, foi ampliado o número de colaboradores do Plantão Covid, passando de 13 para 20 a cada turno.
“Uma sobrecarga imensa no serviço, entendo que a população está reclamando e ela tem razão. Mas sistema nenhum de saúde aguenta essa quantidade de pacientes pressionando o serviço”, disse Dr. Figueredo.
Outro problema é o grande número de servidores da saúde que estão se contaminando. Para isso, está sendo ampliada a teleconsulta. Esta semana, só Plantão Covid, nove colaboradores foram afastados após positivarem para a doença.