O vice-reitor da Universidade federal da Integração Latino-Americana (Unila), Luis Evelio Garcia Acevedo, participou nesta quinta-feira (13) do programa Contraponto, da Cultura, falando sobre a volta às aulas presenciais dos alunos de graduação, previsto para abril. Em março, a universidade retoma as aulas de pós-graduação e mestrado.
Professor Acevedo lembrou que as aulas chegaram a ser suspensas no início da pandemia, em 2020, mas logo foram retomadas virtualmente. “Esse ensino remoto emergencial precisou também de uma adequação principalmente dos alunos que não tinham condições. Então foi preciso buscar recursos, facilitar o acesso à internet, capacitar as equipes, docentes e no final foi possível”, lembrou.
No momento, a universidade está terminando o segundo semestre de 2021, que foi atrasado devido ao período que a universidade ficou sem aula.
Antes da pandemia a Unila já havia iniciado a migração processo eletrônico de materiais, o que facilitou o processo das atividades durante o tempo de aulas online.
O vice-reitor salientou ainda, que os cursos de medicina e saúde coletiva da família se vincularam a programas da prefeitura para trabalhar no enfretamento à Covid-19, em Foz do Iguaçu. “O curso de medicina praticamente não para. A parte do internato continua com suas atividades”.