A onda de calor prevista para chegar no Rio Grande do Sul ao longo desta semana, com temperaturas que devem ultrapassar os 40°C, não deve chegar até o Paraná. A informação foi dada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
“Como haverá a formação de nuvens, a cobertura dessas nuvens e a eventual precipitação, típica de verão, impede o aquecimento mais pronunciado do tempo e apesar da previsão de calor para todas as regiões paranaenses ao longo desse período, a onda de calor que vai atingir o Paraná não será tão severa quanto nos países vizinhos”, informou o Simepar.
Na América do Sul, onda de calor deve atingir o Uruguai, Argentina e Paraguai, mas não ultrapassa o estado gaúcho, onde o “calorão” deve atingir com maior intensidade a cidade de Uruguaiana.
Em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, as temperaturas não devem ser muito diferentes do que as registradas nos últimos dias. A previsão na fronteira é de temperatura máxima de 35°C.
Nesta terça-feira, o tempo é instável no Paraná. A massa de ar presente no Estado é úmida e aquecida, situação que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade, especialmente a partir da tarde. Possibilidade de temporais isolados/rápidos nos diversos setores paranaenses.