O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu uma nota de esclarecimento sobre uma onda de calor que deve atingir o Paraguai, Argentina, Uruguai e algumas regiões do Rio Grande do Sul. A previsão é de que a onda atinja diretamente o centro-norte da Argentina e o Uruguai entre os dias 10 e 18 de janeiro, afetando os países vizinhos.
Segundo o Simepar, no Paraná os efeitos serão menores, mas algumas regiões do estado sofrerão aumento de temperatura, incluindo o oeste. “No Paraná, as regiões que serão mais afetadas pelo calor persistente serão os setores que na última semana já registraram temperaturas elevadas, como o Oeste, o Sudoeste, o Norte e o Noroeste do PR” informou o instituto.
Receba nossas notícias direto no seu celular pelo nosso whatsApp clicando aqui.
De acordo com o Simepar, o Paraná não irá sofrer tanto porque o estado continuará registrando chuvas irregulares, justamente devido ao aquecimento atmosférico e disponibilidade de umidade do ar. No entanto, a orientação é que mesmo sem sofrer diretamente pela onda de calor, devem-se manter os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública, como uso de protetor solar, evitar exercícios físicos no período mais crítico do dia, entre 10 e 16h, além de fazer ingestão de bastante líquido para evitar desidratação.