Santa Terezinha de Itaipu registrou um aumento expressivo no número de casos ativos da Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, somente nesta terça-feira (4) foram registrados 26 novos casos, totalizando 49 casos ativos no município.
Para discutir a situação que é alarmante, a prefeita Karla Galende esteve em reunião extraordinária com integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE/COVID-19). “A pandemia ainda não acabou, os cuidados precisam continuar e a vacinação deve abranger 100% da população, pois o vírus continua no ar e sofrendo mutações. Completar o esquema vacinal é crucial para podermos voltar a normalidade, todos precisam colaborar”, disse a chefe do poder executivo.
De acordo com o COE/COVID-19, o aumento no número de casos se deu possivelmente às festas de fim de ano e o período de férias. “Acreditamos que as festividades tenham contribuído para esse aumento expressivo. No momento, a preocupação maior é com quem ainda não completou o ciclo vacinal contra o coronavírus ou está com doses em atraso, pois o risco de agravamento é muito alto. Precisamos que a população faça a sua parte e redobrem os cuidados. Não é o momento para se descuidar, pelo contrário, precisamos nos manter cautelosos”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.
Na oportunidade do final desta tarde, juntamente com o COE/COVID-19, a prefeita esteve reorganizando o fluxo de atendimento dos pacientes para a otimização da dinâmica de atendimentos na UPA 24h, a fim de garantir maior segurança a todos que circulam na unidade.
Os novos pacientes positivados com a Covid-19 têm idade de 02 a 60 anos, ambos apresentam sintomas gripais e seguem em isolamento domiciliar, bem como seus contactantes. Todos estão sendo monitorados pelas equipes de saúde durante o período do isolamento e seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde a fim de evitar a disseminação da doença.
Em Santa Terezinha de Itaipu, dos 3818 casos confirmados até o momento, 3663 já estão recuperados, 48 seguem em isolamento domiciliar, 01 paciente está internado em área hospitalar e 106 pessoas entraram em óbito.
Com a nova onda e mutações do coronavírus, a exemplo da ômicron, o município orienta a população com sintomas de gripe ou COVID-19 que procure a UPA 24h para realizar o teste contra a Covid-19. Caso não tenha se vacinado, com a 2ª dose ou a dose reforço em atraso, faça o agendamento da imunização o quanto antes, essa luta é de todos!
Assessoria