Na manhã desta quarta-feira, 29, policiais federais em ação integrada com servidores do ICMBio e Ibama realizavam fiscalização em Foz, quando identificaram um depósito com dezenas de peixes de espécie em risco de extinção.
O depósito, localizado dentro de um mercado no bairro Porto Meira, possuía cerca de 82 unidades de surubim do Iguaçu (Steindachneridion melanodermatum), totalizando 194 quilos. Essa espécie, conhecido popularmente como bocudo ou monjolo, é endêmico do rio Iguaçu, especificamente da região do Parque Nacional do Iguaçu, e está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Além dos quase 200kg de peixe apreendidos, o mercado também possuía diversos produtos de origem animal, como de boi, porco e frango, em condições inadequadas de armazenamento. Diante disso, foi acionado a Vigilância Sanitária do município, que lacrou os refrigeradores e suspendeu a venda dos citados produtos.
O responsável pelo mercado foi preso em flagrante pelo crime ambiental e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Foz para os procedimentos judiciais. Também foram lavrados autos de infração pelo Ibama em face do estabelecimento comercial.
Informações da Polícia Federal