Na noite desta terça-feira, 21, os servidores da Receita Federal abordaram um ônibus, que tinha como destino o estado de São Paulo, no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu.
Já na manhã desta quarta-feira, 22/, os servidores realizaram abordagens a mais três ônibus, sendo um deles, também no posto da Polícia Rodoviária Federal, com destino à São Paulo, e os outros dois, abordados em um posto de combustíveis em São Miguel do Iguaçu, com destino ao Rio Grande do Sul.
Nos veículos, constatou-se que eram transportadas mercadorias importadas diversas, como eletrônicos, brinquedos, bebidas, perfumes, entre outros, que não apresentavam documentos referentes à importação legal de tais produtos. Ao todo, nos quatro ônibus, os servidores da Receita Federal encontraram cerca de R$1,140 milhões.
Tanto os veículos quanto as mercadorias que neles eram transportadas foram retidos e encaminhados à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Durante as operações, ninguém foi preso, mas serão enviadas representações legais ao Ministério Público para a apuração de ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Receita Federal