Nesta quinta-feira, 16, os servidores da Receita Federal realizaram, durante fiscalizações de rotina na Ponte Internacional da Amizade, abordagens a uma van de placas paraguaias e um carro de placas brasileiras, onde se constatou que a van transportava diversas caixas de cigarros eletrônicos, enquanto o outro veículo trazia eletrônicos sem comprovação fiscal de importação legal.
A van de origem paraguaia trazia 40 caixas de cigarros eletrônicos escondidas em um fundo falso, localizado no para-choque dianteiro do veículo. Os cigarros eletrônicos totalizaram o valor aproximado de R$8 mil, e por se tratarem de produtos que não possuem regulamentação da Anvisa, foram apreendidos.
Já o veículo de origem brasileira trazia diversos eletrônicos da marca Apple ocultados em fundos falsos na parte interna das portas do carro. A mercadoria ainda não terminou de ser contabilizada.
Tanto o veículo brasileiro, quanto o paraguaio e as mercadorias que eles transportavam foram apreendidos e encaminhados para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Durante a operação, ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Assessoria da Receita Federal