Mais seis cidades entraram para o esquema de rodízio de água no Paraná, resultado da baixa quantidade de chuva no mês de novembro e primeiros 15 dias de dezembro. Além das 14 cidades da região metropolitana de Curitiba, entraram para o revezamento Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Quatigá e Siqueira Campos, na região Nordeste, e Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste, no Sudoeste.
A cidade de Dois Vizinhos está em alerta e corre o risco de também ter rodízio no abastecimento a partir da próxima semana. Nesse sistema, abastecido por poços e pelo Rio Girau Alto, a queda na vazão chega a 35%. Mesmo com todas as melhorias e manobras no sistema, está difícil manter o fornecimento de água de forma regular para todas as regiões da cidade. Jardim Alegre, Califórnia e Paranavaí também estão em alerta.
Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a redução da vazão de rios e poços afeta a produção de água principalmente nas regiões Nordeste e Sudoeste do estado.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2021 é de 26% o déficit de chuvas no Brasil em relação à média histórica da última década.
Com AEN