As Forças Armadas iniciaram na terça-feira (13) a quinta fase da Operação de Intensificação em Faixa de Fronteira (Operação Ágata), com controles em rodovias e rios na faixa de fronteira oeste do Paraná. Desta vez, a operação terá foco na região de Guaíra, na fronteira seca com o Paraguai e divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.
Cerca de 200 militares estão envolvidos em ações preventivas e repressivas, tais como estabelecimento de postos de bloqueio e de controle de estradas (vias urbanas e rurais) e patrulhamento das margens do Rio Paraná.
A operação é coordenada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, e executada pelas suas Organizações Militares diretamente subordinadas, em coordenação com os diversos OSP e Órgãos de Fiscalização das esferas Federal, Estadual e Municipal, visando a coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico), que estatisticamente aumentam durante os períodos festivos de fim de ano.
Ações diurnas e noturnas serão realizadas pela tropa, e os locais de fiscalização sofrerão mudanças constantes, afim de aumentar a eficácia da operação.
Durante todo o período da operação serão cumpridos todos os procedimentos de
segurança para prevenção e combate à COVID-19.
Assessoria 15° BDA INF MEC