A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, em conjunto com o Ministério Público, Secretaria de Prevenção a Lavagem de Dinheiro (Seprelad) e Polícia Nacional, integrante do Comando Tripartite, desencadeou nesya sexta-feira (10) a Operação Berilo 2.0, contra um complexo esquema de lavagem de dinheiro do narcotráfico.
Segundo as autoridades paraguaias, os crimes estão vinculado a organização criminosa liderada por por Reinaldo Javier Cabañas, o “Cucho”, desarticulada no final de 2018, no âmbito da Operação BERILO.
Nesta manhã, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em empresas e escritórios contábeis, que fariam parte do esquema criminoso. De acordo com as investigações, essas empresas fariam parte da rede de clientes e fornecedores da empresa NEOS Import Export S.A., supostamente vinculadas a “Cucho”.
A operação teve objetivo de apreender provas e elementos que sirvam para aprofundar a investigação sobre o sistema de lavagem de dinheiro do narcotráfico, praticado na tríplice fronteira.