A primeira Feira de Natal, foi aberta na quinta-feira, 09, e seguirá até domingo, 12, das 14h às 20h. Além de produtos natalinos, como guirlandas, presépios e itens decorativos, o público encontrará uma variedade de peças, como tapetes de crochê, toalhas, jogos de banhos bordados, suplás e até mesmo móveis trabalhados em pátina.
O prefeito Chico Brasileiro participou da abertura e ressaltou a importância do evento para auxiliar na recuperação econômica dessas famílias. “Grande parte dessas mulheres são chefes de família e sofreram muito com a pandemia. A feira vem como uma possibilidade de gerar renda extra aos clubes de mãe, e também como vitrine para exibir esse trabalho tão bonito”, disse.
São mais de 100 artesãs de 21 clubes de mães participando da feira. Há também um espaço dedicado à floricultura, com flores e outras ferramentas para cuidado com jardins, e a venda de produtos caseiros, como pães, panetones, alfajores, bolos e bolachas decoradas. “Nossa expectativa é a melhor possível. Muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho dos clubes de mães e essa é uma ótima oportunidade de conhecer e levar pra casa uma lembrancinha”, afirma a coordenadora dos clubes de mães, Myrian Concepcion.
Ilma Souza Ribeiro, presidente do clube Mulheres Virtuosas, do Morumbi II, afirma que todas as artesãs estão animadas com a feira. “Nossa expectativa é grande, por ser a primeira feira específica dos clubes de mães. Estamos felizes por essa oportunidade e esperando que as pessoas compareçam”, disse.
No espaço reservado ao Clube de Mães do Morumbi II, é possível encontrar laços para crianças, porta copos, toalhas, potes com bolachas de natal, panos de prato, árvores de natal, guirlandas, porta panetones, puxas sacos, aventais, e muito mais.
Elizabeth dos Santos, presidente do Clube de mães do Angatuba, fez um convite especial aos iguaçuenses. “A feira está linda, cada peça, uma mais linda que a outra. Aqui somos uma família e essa renda extra nos ajudará muito”, disse.
Oficina
Quem visitar a feira poderá também participar de oficinas gratuitas de confecção de fuxico, das 16h às 19h. Há ainda a oportunidade de concorrer a uma cesta repleta de produtos artesanais através do sorteio de uma rifa, que será realizado no domingo.
Clube de Mães
Atualmente são 70 Clubes de Mães em Foz do Iguaçu. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, são mais de 700 mulheres que participam semanalmente do projeto, em todas as regiões da cidade.
PMFI