A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (6), a Operação Falsos Fondos, para desarticular grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas.
Cerca de 14 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, em três residências e em uma oficina mecânica na cidade de Foz do Iguaçu, além de quatro mandados de prisão temporária.
A investigação foi iniciada em novembro de 2021, a partir de apreensão de carga de maconha provavelmente destinada a Florianópolis/SC e escondida em fundo falso de veículo.
Verificou-se que o grupo criminoso, chefiado por nacional uruguaio, estaria relacionado a outra apreensão de quase 600 (seiscentos) quilogramas de maconha, realizada em agosto de 2021, na cidade de Joinville/SC.
Durante a investigação, surgiram indícios de que o grupo criminoso utilizava uma oficina mecânica da cidade de Foz do Iguaçu/PR para a preparação dos fundos falsos nos veículos.
Além da prisão dos envolvidos, foram apreendidos veículos utilizados para o carregamento de drogas.
Os investigados supostamente cometeram os crimes de tráfico interestadual de drogas e de associação para o tráfico. Se condenados, poderão receber penas de até 35 (trinta e cinco) anos de prisão.
*O nome da operação faz referência ao modo utilizado, pelo grupo criminoso, de transporte drogas utilizando fundos falsos (em espanhol, “falsos fondos”).
Polícia Federal/Foz do Iguaçu