O dia 6 de dezembro é marcado pela Campanha Internacional do Laço Branco. A campanha, que teve origem no Canadá, celebra o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em Foz do Iguaçu será realizado um pedal em lembrança a campanha.
A concentração acontece às 19h15, com saída da Bicicletaria Altair Cycles, na Avenida Silvio Américo Sasdeli, 2573. A saída será às 19h30. O pedal terá o apoio e a participação da Patrulha Maria da Penha.
De acordo com o Inspetor Fagundes, a Campanha Laço Branco faz parte de um calendário anual que iniciou no dia 20 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro.
O inspetor salientou que no último ano houve um aumento da violência contra a mulher. Entre janeiro e setembro foram registradas 1570 ocorrências registradas de violência contra a mulher dentro do lar. Já em decorrências gerais, que inclui furtos e roubos, ou seja, não só dentro de casa, foram registradas 4324 ocorrências.
Origem da Campanha do Laço Branco
No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, ordenando que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!?”, começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres a queima roupa. Em seguida, suicidou-se.
O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
Um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.