Milhares de paraguaios de todas as regiões do país caminham em direção a cidade de Caacupé, à 53 quilômetros da capital Assunção, para as homenagens ao dia da padroeira do Paraguai, na quarta-feira (8). Em 2020, as festividades precisaram ser foram canceladas devido à pandemia.
Para este ano, é esperado quase um milhão de romeiros na basílica, abençoada pelo Papa Francisco, em 2015. Na época, 800 mil fiéis acompanharam a visita do pontífice na cidade de pouco mais de 50 mil habitantes.
Para receber tanta gente, as autoridades montaram para este uma grande estrutura. O inspetor Ramón Cabrera, subchefe da Patrulha Caminera, informou que o número de peregrinos triplicou este ano. Para isso, nesta segunda-feira o efetivo foi reforçado com 337 agentes de trânsito.
No último dia 29 de novembro, um grupo de peregrinos de Cidade do Leste, saiu a pé da Ponte Internacional da Amizade com destino a Caacupe, a 370 quilômetros de distância. Os seis fiéis carregam uma imagem da “Virgem dos Milagres” pela Ruta PY02.