Professores e funcionários de escolas elegeram a nova diretoria da APP-Sindicato e do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, bem como os representantes dos municípios. O processo de votação foi on-line e se encerrou na quinta-feira, 2, com apuração realizada por uma comissão estadual utilizando o serviço de empresa contratada.
A professora Walkiria Olegario Mazeto, que é de Curitiba foi eleita para presidir a APP-Sindicato, devendo cumprir mandato de quatro anos (2021-2025).
Para a direção da APP-Sindicato/Foz, a docente em Foz do Iguaçu Janete Batista foi eleita presidente pela chapa 1, “APP Unida e Forte, sempre em defesa da escola pública”. Não houve disputa para o Núcleo Sindical – a atual diretoria, que é oposição à gestão estadual, decidiu não participar do pleito.
“A eleição é parte de um processo de organização e que aponta os caminhos do sindicato, as suas prioridades”, expõe o presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez, que concluirá o mandato neste mês de dezembro. “O próximo passo é avaliar conjuntamente o fato de 45 mil sindicalizados não terem participado da eleição no estado, simplesmente não votaram”, reflete.
A professora Janete Batista agradeceu os 468 votos recebidos da base do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu. “O nosso compromisso é trabalhar junto à base, na perspectiva de ampliar o debate sindical, lutar coletivamente para manter e ampliar os direitos dos trabalhadores em educação. Dessa forma construiremos uma APP unida e forte”, afirma.
Resultado
Participaram da votação para a escolha da direção sindical educadores filiados ao sindicato e com as suas obrigações associativas em dia. Estavam aptos a votar no Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu 1,7 mil professores e funcionários de escolas públicas de nove cidades da Microrregião Oeste.
Assessoria