Após a apuração dos votos na quarta-feira, 30, o empresário Marcelo Antônio Martini foi eleito presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, Sindhóteis.
A chapa eleita teve 100% de aprovação dos associados votantes e na eleição não houve registro de voto nulo ou branco. O novo presidente tomará posse na segunda quinzena de janeiro de 2022, quando assumirá a presidência, substituindo o atual presidente, tendo o mandato para o quadriênio 2022 a 2025.
A diretoria eleita é formada por 16 empresários e empresárias, entre eles lideranças que integram a atual diretoria, bem como novos nomes na entidade. A composição inclui os conselheiros fiscais e delegados representantes na Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
O presidente eleito afirmou que o objetivo é dar continuidade às ações e projetos em andamento, buscando intensificar os trabalhos para ampliar a representatividade do Sindhotéis. Uma das prioridades da futura gestão é ampliar ainda mais o diálogo entre iniciativa privada e poder público. “Estamos com escassez de oferta de profissionais, por isso vamos intensificar ainda mais a capacitação de trabalhadores”, frisou.
O Sindhotéis expandirá as parcerias institucionais em busca de recursos para investimentos em cursos de qualificação, antecipou o dirigente. A nova diretoria também atuará firmemente na promoção e marketing do Destino Iguaçu, com vistas ao turismo regional rodoviário. Outra proposta é viabilizar a realização de uma pesquisa para melhor entender o perfil dos turistas nas Três Fronteiras. “São muitas as ideias. O fundamental é tornar o turismo uma política pública de verdade no município, sobretudo com orçamento à altura da nossa principal vocação econômica”, completou.
Autoridades
Após a votação os associados participaram de um encontro que contou com a presença do deputado estadual Soldado Fruet; do presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; do secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli; do presidente do Fundo Iguaçu, Ênio Eidt; além de representantes do deputado federal Vermelho.
No encontro, Martini agradeceu os esforços da atual diretoria, que “lutou sem medir esforços para defender a categoria, principalmente nos dois anos de pandemia do novo coronavírus. A entidade foi firme nas reivindicações para o funcionamento da hospedagem e gastronomia, bem como tomou medidas com rapidez para evitar demissões em massa”.
Já Neuso Rafagnin, atual presidente do Sindicato, agradeceu o apoio dos atuais diretores e conselheiros que estiveram juntos no desafio de defender a classe empresarial. “Tivemos muitas conquistas, com a retomada dos cursos de capacitação no Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, mas ainda temos muito a fazer. Tanto que continuarei na diretoria”, ressaltou.
Assessoria