O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, decidiu nesta quarta-feira (1), acatar o pedido do prefeito Chico Brasileiro (PSD) e cancelar a realização do carnaval em fevereiro de 2022. Segundo Brasileiro, a medida é uma precaução à variante ômicron, já identificada no país.
Quanto a programação do Natal, que inicia nesta noite, o prefeito afirmou que será mantida. “Vamos trabalhar no reforço dos cuidados dessas festas, mas não estão canceladas”, disse. Em relação a realização do réveillon pela prefeitura, uma decisão será tomada até o dia 15 de dezembro.
“Outras medidas nós iremos avaliar de acordo com a evolução dessa nova variante que está ameaçando o mundo, mas a princípio aqui na fronteira não temos impacto dessa nova variante”, ressaltou Chico Brasileiro.
A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Gerônimo, informou que as autoridades sanitárias do Paraguai serão chamadas para uma reunião, a fim de pensar estratégias para a ampliação da vacinação contra a Covid-19, também no departamento de Alto Paraná, como forma de conter a disseminação das variantes do novo coronavírus.
Rosa informou ainda, que a partir do dia 6 de dezembro os casos sintomáticos suspeitos de Covid-19, serão testados nas unidades básicas de saúde e não mais no centro de testagem anexo ao Hospital Municipal.
Ainda, a secretária informou que o calendário letivo das escolas municipais, com retomada das aulas para 8 de fevereiro, está mantido.