Visando a retomada do setor de turismo diante do ritmo avançado da vacinação contra a Covid-19, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) no Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) vai fiscalizar empreendimentos hoteleiros, na primeira quinzena de dezembro. O objetivo é verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados
No Paraná, além do litoral hotéis localizados em Foz do Iguaçu e Curitiba também estão na programação. A estimativa é de visitar em torno de 70 estabelecimentos em cada uma das cidades. Já na segunda semana, a fiscalização se estende para os demais municípios dos Estados. “A ação conjunta entre os Creas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é inédita e tem como foco inicial cidades que vão concentrar um volume considerável de turistas com a temporada de verão ou que são atrativos turísticos”, acrescenta a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão.
Serão fiscalizados empreendimentos em funcionamento para verificar a responsabilidade dos serviços técnicos executados recentemente e a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços como a manutenção de elevadores, central de gás, ar-condicionado, equipamentos de proteção contra descarga atmosférica, entre outros.
O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha comenta que a intenção da fiscalização é ajudar a minimizar os riscos de acidentes. “Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis estejam de olho na regularização de itens ou equipamentos”, reforça. Segundo ele, as fiscalizações nos hotéis serão agendadas.
Preparação em Foz do Iguaçu
No dia 23 de novembro, o Crea-PR, representado pelo gerente da regional Cascavel da autarquia, se reuniu com representantes do Sindhotéis de Foz do Iguaçu. O objetivo do encontro foi a orientação prévia sobre as operações, mostrando como será o fluxo das fiscalizações e explicando como os hotéis poderão agendar os processos.
“A fiscalização é importantíssima para verificar se as obras dos serviços de Engenharia estão sendo executadas por profissionais habilitados e/ou empresas registradas. Com o encontro prévio, conseguimos realizar uma orientação prévia ao Sindicato que representa os hotéis em Foz do Iguaçu, de modo que todos entendam que o objetivo desta operação não é autuação, mas sim a conferência sobre a legalidade dos projetos”, explica Geraldo Canci, gerente da regional Cascavel do Crea-PR.
Na reunião, estiveram presentes os representantes da Associação de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu e dos inspetores do Conselho, além de representantes do Crea e do Sindhotéis de Foz.
Assessoria