Na última semana foram assinados 54 acordos de desapropriação de terrenos na área que irá receber as obras da Perimetral Leste, rodovia que ligará a BR-277 à Ponte da Integração. O mutirão, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro, foi realizado pela Justiça Federal e os acordos totalizaram R$ 36,8 milhões.
O Juiz Federal Roni Ferreira disse que o mutirão foi um sucesso. “Foi uma semana muito abençoada, foram realizadas nesse primeiro momento 64 audiências, com um total de 54 acordos, um volume de acordo de quase 37 milhões de reais” destacou. “Esses acordos abreviam um processo que poderia demorar anos e isso se resolveu em poucas horas, com um diálogo franco e aberto” comemorou.
De acordo com o Juiz, a atuação do DNIT (O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a Advocacia Geral da União (AGU) foi fundamental para o fechamento dos acordos. “O DNIT e AGU mandaram uma equipe muito capacitada, muito qualificada e muito sensível aos problemas das pessoas que estão onde irá passar a Perimetral” argumentou.
Ferreira ressaltou que em 2022 devem ocorrer pelo menos mais 130 desapropriações. “Espero que Deus nos abençoe também para que o índice de conciliação no ano que vem seja igual, porque quando se faz um acordo de conciliação não se resolve apenas um processo, mas resolve também um problema” ponderou.