O escritor Olavo de Carvalho deixou o Brasil pelo Paraguai, no último dia 9 de novembro, sem passar pela imigração. Em Assunção, pegou um avião os Estados Unidos. A viagem aconteceu um dia após ser intimado a depor pela Polícia Federal, no inquérito das milícias digitais.
A informação foi divulgada pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, na quinta-feira, sem detalhar por qual cidade da fronteira Carvalho teria atravessado de carro.
De acordo com a colunista Joana Cunha, a esposa de Carvalho comprou com dinheiro em espécie passagens aéreas para os Estados Unidos. O escritor estava internado em uma clínica no Brasil, de onde saiu no dia 10 de novembro sem avisar a equipe médica, que registrou o caso como evasão de paciente.
Nos Estados Unidos, Olavo de Carvalho gravou um vídeo negando que deixou o Brasil por causa da intimação. “Estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos”, disse. Na quarta-feira (24), ele prestou depoimento à Polícia Federal por videoconferência.