O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu comemora na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemonúcleo é responsável por todos os hospitais da 9ª Regional de Saúde — Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Matelândia, Ramilândia e Medianeira. De acordo com o farmacêutico e gerente do Hemonúcleo, Félix Laber, é muito importante o aumento dos “doadores de repetição”, pois eles representam maior segurança, manutenção de estoque estável e tranquilidade para as famílias de pacientes que necessitam de sangue. “Aproveitaremos este dia para agradecer e parabenizar todos os doadores”, disse Félix.
Em média 1100 bolsas de sangue são doadas por mês por homens e mulheres – com idade entre 18 e 65 anos, uma média de 45 doadores por dia. Espera-se que no dia 25, compareceram cerca de 120 pessoas. “Mais que uma data no calendário, essa comemoração serve principalmente para valorizar os doadores e esse gesto que tem um significado tão grande”, afirmou Félix.
Para homenagear os doadores será servido um coffee especial além de presenteá-los uma lembrança surpresa, e o Hemonúcleo será decorado com balões e mensagens de gratidão pelo gesto nobre.
Não dói, não emagrece e não engorda – Apesar das campanhas e a ampla divulgação na mídia, muitas vezes o preconceito e a desinformação prevalecem. “O tamanho da agulha pode até assustar, mas o procedimento é praticamente indolor e não traz nenhum dano ao doador, por esse motivo é feita a triagem antes da doação”, garantiu Félix.
Assessoria