Capitania Fluvial do Rio Paraná completa 81 anos em Foz

A Capitania ocupa um espaço estratégico na região da Tríplice Fronteira, estando encravada em uma região do país possuidora de grandes riquezas econômicas e destacado potencial hidroviário, turístico e energético, entre outros

A Capitania Fluvial do Rio Paraná, que representa a Marinha do Brasil em Foz do Iguaçu, completou 81 anos. A Capitania foi fundada em 1940. No entanto, a presença da Marinha do Brasil em Foz remota a 1924. Em nota, a Capitania comemorou a marca de 81 anos.

Confira:

A Capitania Fluvial do Rio Paraná materializa a presença da Marinha do Brasil no Oeste do Estado, ao longo de uma cronologia histórica, que vem desde o decreto de criação da antiga Delegacia da Capitania dos Portos do Estado do Paraná, em 1924, passando por sua instalação na cidade de Foz do Iguaçu, em 1933, concretizada com sua elevação à categoria de terceira classe, em 20 de novembro de 1940, data definida como seu aniversário, chegando aos dias de hoje pronta para o cumprimento de sua missão.

A Capitania ocupa um espaço estratégico na região da Tríplice Fronteira, estando encravada em uma região do país possuidora de grandes riquezas econômicas e destacado potencial hidroviário, turístico e energético, fundamentais para o desenvolvimento da economia azul, sendo a CFRP responsável por garantir à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos em sua Área de Jurisdição, zelando diuturnamente pela preservação da poluição hídrica nos rios e lagos da região.

Em suas mais diversificadas frentes de atuação, a Capitania Fluvial do Rio Paraná conduz atividades afetas ao Ensino Profissional Marítimo e à formação de fluviários, executa o gerenciamento dos cadastros de embarcações, controle da habilitação de amadores, formação de Reservistas Navais, atendimento de saúde e social para toda Família Naval na região e administração de um Hotel de Trânsito. As ações previstas observadas nos protocolos específicos de combate à pandemia de COVID-19 permitiram que as atividades de atendimento a nossa comunidade, voltadas à segurança do tráfego aquaviário, continuassem a ser executadas com toda a segurança nesse último ano, sem interrupção.

A atuação coordenada e apoio mútuo frente as demandas de nossa sociedade, seja na repressão a crimes e delitos transfronteiriços, ambientais, operações interagências, seja nas representações públicas, fazem com que sejam justificados os sinceros agradecimentos ao 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada; ao Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo de Foz do Iguaçu; à Polícia Federal e seu Núcleo de Polícia Náutica; à Polícia Rodoviária Federal; à Receita Federal, ao INFRAERO; à Polícia Militar do Paraná e ao seu Batalhão de Polícia de Fronteira; ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná; à Guarda Municipal de Foz do Iguaçu; e a Foztrans. Além disso, no âmbito administrativo, registro também os agradecimentos à Itaipu Binacional, Prefeituras, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Foz do Iguaçu, às Marinas, Clubes Náuticos da região, Imprensa local e principalmente à Sociedade de Amigos da Marinha, sempre presente nas parcerias estabelecidas para a resolução dos desafios vislumbrados.

Cabe destacar ainda a importância das orientações seguras emanadas pelo Comandante do 8º Distrito Naval e seu Estado-Maior, pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e demais Diretorias Especializadas, que permitiram ao Agente da Autoridade Marítima e sua tripulação conduzir as ações que trouxeram benefícios à Comunidade Fluvial Paranaense.

Que a Capitania Fluvial do Rio Paraná continue alcançando seus objetivos, destarte mares tortuosos enfrentados ao longo de sua bela história, e que possa manter o rumo de sucesso, alicerçado na dedicação a pátria e no profissionalismo dos homens e mulheres que aqui servem ou serviram.

Capitania Fluvial do Rio Paraná: “No rio e no lago, sempre preparado!”

Fotos: Abel da Banca

Sair da versão mobile