O Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto, anunciou na Rádio Cultura nesta sexta-feira, 19, que o reativação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Foz. Segundo o Secretário, o acordo será novamente com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde cinco leitos serão disponibilizados. Além disso, também serão ampliados os leitos para neonatal, que pode chegar a 12 no total.
O município e a 9ª Regional de Saúde estavam com apenas um leito de UTI pediátrica desde março, quando acabou o contrato que o governo do estado tinha com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Desde então, se houvesse a necessidade de internamento, a criança tinha que ser encaminhada para outros municípios da região, como Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão ou Pato Branco.
O Secretário salientou que a 9º regional tem maior demanda para leitos de neonatal do que UTI pediátrica, por isso foi optado por mais leitos para neonatal. “É importante frisar, a demanda por leitos de UTI pediátrica é menor do que a demanda de leitos de UTI neonatal, nós precisamos fortalecer principalmente essa rede, mas existe, e para não existir nenhum problema por desassistência, estamos montando essa estratégia com o Costa Cavalcanti” justificou.