A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu informou nesta sexta-feira (19), que a transferência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ouro Verde, para a mesma estrutura da UBS do Bairro Profilurb II, atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a prefeitura e o Ministério Público do Paraná, em 2016.
Na última quinta-feira (18), moradores do Ouro Verde se manifestaram em frente a unidade de saúde para protestar contra o fechamento. Eles assinaram um abaixo-assinado que será encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde (Comus). A distância entre as duas unidades é de 450 metros.
A secretária de Saúde, Rosa Gerônimo, contou que a mudança foi discutida com a comunidade. “Nos reunimos o conselho local de saúde, no dia 4 de novembro, porque ele é bem representativo. Nós explicamos e foi feita uma apresentação de toda a reorganização do território”, disse.
Segundo a secretária, os moradores atendidos atualmente no Ouro Verde, contarão com uma estrutura maior no Profilurb II, com farmácia e atendimento odontológico. “Será feita uma unidade de saúde nova no Profilurb I, o projeto já está pronto e será licitado em dezembro. Será uma UBS porte 3”, disse Rosa Jerônimo.