A 16ª Feira Internacional do Livro será realizada no dia 20 a 27 de novembro, no Clube Gresfi. A escritora homenageada será a poetisa paranaense Alice Ruiz, que fará a abertura do evento no sábado (20).
Nesta edição, a curadoria prezou pela diversidade de gênero e literatura, como a presença do escritor indígena Daniel Munduruku, que também estará na abertura do evento, no sábado (20), e Eliane Potiguara, também escritora e ativista indígena, que fará uma palestra na terça-feira (23).
A lista de convidados também inclui Kiusam de Oliveira, autora de livros infantis com enfoque na luta antirracista por meio da literatura. Ela irá se apresentar na quarta-feira (24). O evento terá autores de renome no Paraná, como Yuri Al’hanati; Caê Guimarães e Giovana Madalosso.
Entre as presenças do cenário nacional estão Henrique Rodrigues; Marçal Aquino; Aline Bei e André de Leones. Como presença internacional, o argentino Luciano Lamberti, para falar sobre a literatura e integração Latino-Americana.
O diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, falou sobre a Feira do Livro que ganha um destaque especial após o cancelamento da edição de 2020, em decorrência da pandemia. “A Feira do Livro é um carro-chefe, pois se trata de uma semana dedicada à literatura, arte e cultura. A programação que escolhemos é muito rica em diversidade, o que combina com uma cidade como Foz, que acolhe tantas culturas distintas”, afirmou.
A organização é feira por uma junção de trabalho das secretarias de Turismo, Trabalho, Juventude e Capacitação, Educação e Fundação Cultural. Para a diretora de Cultura, Thaisa Praxedes, é importante que toda a comunidade prestigie o evento e compareça para conhecer novos autores e obras.
Confira a programação:
SÁBADO, 20/11 – Horário 20h às 21h.
Alice Ruiz: Pode haver um dia
em que a poesia
mude de endereço?
Daniel Munduruku sobre Literaturas em tempos de paz e guerra
DOMINGO, 21/11
Henrique Rodrigues e Yuri Al’Hanati: “Crônica e a poética do cotidiano”
SEGUNDA, 22/11
Marçal Aquino, online: Memória, história e literatura na construção da ficção.
TERÇA, 23/11
Eliane Potiguara (virtual): Escrever: a que será que se destina?
QUARTA, 24/11
Kiusam de Oliveira (virtual): Antiracismo e literatura
QUINTA, 25/11
Caê Guimarães e Giovana Madalosso: Lutar com palavras é a luta mais vã?
SEXTA, 26/11
Luciano Lamberti (virtual): Literatura e integração latino-americana
SÁBADO, 27/11
Aline Bei e André de Leones: Companheiros, companheiras e fantasmas: escrita e processo.
PMFI