Em um país com um alcance de 220 milhões de smartphones, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os jogos para dispositivos mobiles dominaram o ano de 2020, os aparelhos celulares viam numa crescente inovadora, com o aumento de novos gamers por conta do isolamento social, os aparelhos celulares foram a escolha mais pratica e obvia para aqueles que querem começar nesse mundo de aventura, exploração e diversão. O smartphone foi no ano de 2020 a plataforma mais utilizada pelo brasileiro para jogar, com 86,7% da preferência, segundo a PGB. Seguindo a lista vem os consoles, com 43,0%, e o computador, com 40,7%.
Firmando seu lugar como meio de diversão gamer, os aparelhos celulares são também a plataforma de jogo favorita, com 52,0% da preferência, um crescimento de 7,0% em relação a 2019. Fatores como poder jogar em qualquer lugar, ter o celular sempre à mão e o avanço na qualidade gráfica dos jogos estão entre os principais motivos apontados pelo público para justificar a preferência pelos smartphones.
Os smartphones vieram para criar concorrência no mercado, as fabricantes de aparelhos celulares estão investindo pesado em produtos cada vez mais poderosos, para rodarem jogos com maior qualidade na questão de jogabilidade e gráficos. Um desses exemplos é o que a marca chinesa ASUS vem trazendo, O Rog Phone 2, que detém de um processador Snapdragon 855 Plus de última geração da Qualcomm, o aparelho também acompanha de 12 GB de RAM, capacidade de processamento maior do que a de computadores de última geração, ele ainda conta com 512 GB de armazenamento interno, já o preço do aparelho gira em torno de R$ 3.800,00.