Não é novidade que o mercado de jogos mobile tem crescido cada vez mais e um novo estudo parece confirmar essa tendência, com números voltados tanto à presença nos dispositivos móveis quanto em relação à receita gerada.
De acordo com um relatório da App Annie, os games para smartphones e tablets representam 40% de todos os aplicativos baixados no último ano, com perspectiva de aumento para 50%.
Além disso, na parte financeira, 74% de todos os gastos dos usuários em lojas de aplicativos são no mundo dos jogos. Ao considerar esse índice como um todo, 5% dele são de compra definitiva do título, enquanto os outros 95% vêm das chamadas micro transações.
Já na quantidade de horas gastas enquanto joga, o número total subiu de 100 bilhões para aproximadamente 130 bilhões. Vale ressaltar que um outro levantamento divulgado em meados de maio afirma que os games para dispositivos móveis somam mais de 2 milhões de dólares em faturamento.
E alguns dos jogos que alavancaram esse mercado mobile foram:
- Minecraft;
- Pokémon Go;
- PlayerUnknown’s Battlegrounds ou PUBG;
- Roblox;
- Subway Surfers;
- Free Fire Battlegrounds.
O “Free Fire” merece uma atenção especial, o Battle Royale da Garena, é o game mobile mais jogado no Brasil de acordo com uma pesquisa realizada em junho pela Panorama Mobile Time/Opinion Box o jogo de tiro online ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads nos celulares Android e iOS.