O diretor de Terapias e Emergências do Ministério da Saúde do Paraguai, Ángel Núñez, informou que a ocupação de leitos de terapia intensiva é de aproximadamente 90% no departamento de Alto Paraná, após reestruturação devido ao aumento de casos polivalentes.
“A ocupação na terça-feira era de 23 leitos em 24, todos pacientes não vacinados, e nesse sentido a situação era preocupante. 80% dos que estão em terapia intensiva são pacientes não vacinados ”, explicou o diretor.
Mencionou que a situação em Ciudad del Este é “relativa” porque na época o hospital integrado do Instituto da Previdência Social (IPS) e do Ministério da Saúde tinha 54 leitos de terapia intensiva, mas devido à diminuição de casos na época, permaneceram 24 leitos destinados a pacientes com COVID-19 e dos quais 23 estão ocupados atualmente.
Núñez disse que a sala para pacientes polivalentes continua a ter baixa ocupação na unidade de terapia intensiva. A nível nacional, há 46 pacientes internados em terapia intensiva devido ao COVID-19, 50% são procedentes de Ciudad del Este e os demais estão em Assunção, Departamento Central e Caaguazú.
“Existem poucos casos de pacientes que têm um esquema de vacinação completo entre aqueles admitidos na terapia intensiva, mas com alguma patologia subjacente importante que faz com que seu sistema imunológico seja comprometido”, acrescentou.
O número médio de consultas no hospital integrado é de 40 a 50 diárias por sintomas respiratórios e os pacientes vacinados com esquema completo contra COVID-19 apresentam, em sua maioria, sintomas leves. No Alto Paraná existe um número significativo de pessoas não imunizadas, principalmente nas comunidades rurais, segundo dados do Ministério da Saúde Pública.
Fonte: La Nación