O Ministério do Turismo do Brasil deverá publicar até a próxima sexta-feira (19), uma nova portaria permitindo a abertura das fronteiras terrestres entre o Brasil e países vizinhos. Por enquanto, os estrangeiros vizinhos que entram no Brasil via terrestre podem permanecer apenas nas cidades da fronteira, como Foz do Iguaçu.
A alteração na portaria nº 658 de 5 de outubro de 2021, é um pedido do deputado federal Jorginho Mello (PL-SC), vice-líder do governo. “Este foi um pleito levantado após reunião com a Coordenadora da Região Sul da Embratur, Julia Zanatta, em que discutimos a questão”, informou o deputado por rede social.
A principal mudança é a abertura das fronteiras terrestres entre o Brasil e países vizinhos, facilitando assim a entrada de turistas ao país. A decisão foi tomada levando em conta, entre outros pontos, a diminuição da taxa de contágio do coronavírus no Brasil e o avanço da vacinação da população.
“Recebemos muitos visitantes argentinos e uruguaios, famílias inteiras que vêm de ônibus e carro para curtir as nossas belezas e ajudar a girar a nossa economia”, argumentou Mello.