A retomada do turismo, carro-chefe da economia de Foz e atividade intensamente afetada pela pandemia do coronavírus, foi discutida na manhã desta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal. A audiência pública, proposta pela vereadora Anice Gazzaoui (PL), reuniu membros do trade e representantes do Executivo.
“Sabemos o quanto somos procurados. A Itaipu também tem feito um belo trabalho. Teremos um natal diferenciado. Agora é o momento de discutirmos a retomada do turismo. Uma bandeira que tenho levantado desde o início do meu mandato é o turismo. Todas as pautas discutidas aqui serão encaminhadas ao Comtur”, pontuou a Anice Gazzaoui.
“Queremos aprender com vocês o que se faz melhor no turismo, no desenvolvimento, isso de fato é importante”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina (PR), Jairo Tamura (PL). Alexandre Barbosa, diretor de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Cultural, afirmou: “Enquanto fundação teremos o maior natal de todos os tempos. Temos um conceito de natal que foi criado por várias entidades envolvidas. Quando falamos em teatro, é algo muito importante que nossa cidade carece. Foz poderia receber Cirque du Soleil, grandes companhias. Hoje não recebe porque não temos teatro”.
“Haverá o agrupamento de apoio a turismo e eventos. Guardas municipais e técnicos em turismo estarão nos eventos para que juntos com o grupamento da PM possamos levar aos turistas a sensação de segurança”, disse o secretário de Segurança, Reginaldo Silva.
Virginia Hauptman, guia de turismo, pediu atualização na lei 3405 foi escrita em 2007. “É um setor da economia muito dinâmico. Essa lei é generalista, mas precisamos trazê-la para realidade mais local. Precisamos lidar com os trâmites aduaneiros. Precisamos que a lei seja trazida para essa realidade”. Felipe Gonzalez, presidente do CodeFoz e integrante do Visit Iguaçu, disse: “Quero participar ativamente na restruturação de uma lei que venha atender o segmento. Essa retomada é fundamental, que é a vida das empresas, dos trabalhadores. Neste recomeço vamos olhar com um pouco mais de atenção ao nosso festival, nossa maratona”.
Aline Teigão, da Itaipu Binacional destacou o trabalho de capacitação realizado durante a pandemia nos cursos do Capacita Guias que atendeu 150 profissionais e mais 75 guias e posteriormente o Capacita Foz.
Participaram do debate os vereadores: Yasmin Hachem (MDB), Kalito Stoeckl (PSD), Dr. Freitas (PSD), Cabo Cassol (Podemos) e Galhardo (Republicanos). Também se fizeram presentes: Paulo Angeli, secretário de Turismo; Felipe Gonzalez, presidente do Codefoz; Aline Teigão, da Itaipu Binacional; delegado Francisco Sampaio, vice-prefeito; Alexandre Barbosa, da Fundação Cultural; Yuri Benitez, presidente do Comtur e preposto do general Garrido (PTI); Vitalino Capeleto, diretor-presidente da Coottrafoz; Carlos Alberto Silva, presidente da Ligui; Luiz Carlos, do STTHFI; Virgínia Hauptman; Jelyton Santos, operador turístico e guia de turismo associado à Liguia.