O prefeito Chico Brasileiro comentou a greve do transporte coletivo, que começa às 9h desta terça-feira, 09. O prefeito defendeu o direito dos trabalhadores de exigir os direitos, mas salientou que as empresas estão pressionando por um novo aumento de passagem.
“Não é culpa do trabalhador, o trabalhador tem que receber seus salários, suas extras, tem que receber seus direitos. Infelizmente as empresas atrasam, fazem isso exatamente para pressionar por um aumento de passagem, todo o ano é assim, é isso que eles estão querendo” comentou.
O prefeito argumenta que não há necessidade de aumento da tarifa e garante que o sistema não está dando prejuízo. “Não podemos aceitar esse jogo das empresas, somos favoráveis ao sindicato, que entrem na justiça, que a justiça obrigue as empresas, porque o sistema não está dando prejuízo, o sistema tá funcionando, então não tem sentido eles estarem atrasando o salário do trabalhador” pontuou.
Brasileiro salientou que se fosse possível, já teria rescindido o contrato. Porém, salienta que não foi possível. “Se eu pudesse fazer o que eu queria com o transporte coletivo, eu já teria feito, infelizmente nós estamos amarrados com um contrato perverso, tudo o que buscamos de saída, eles ganham na justiça, é um contrato perverso e vai até 2025” disse.
O prefeito afirmou que a prefeitura negocia com os dirigentes do sindicato para manter o transporte nos horários de pico. “Eu falei com os dirigentes sindicais, nossa equipe está falando com os dirigentes, buscando amenizar os problemas o máximo possível para a população” destacou.
De acordo com o Sindicato, entre 5h e 9h, o transporte irá circular normalmente com 70 ônibus. A partir desse horário em diante, apenas 28 ônibus serão mantidos e a tarde, após às17h, 42 ônibus irão circular. Já na quarta, apenas 42 ônibus irão circular até às 9h.