O Transporte Coletivo deve paralisar as atividades nesta terça-feira, 09, a partir das 9h em Foz. Depois disso, é possível que não haja retorno da circulação até que a empresa pague os salários atrasados dos trabalhadores. A informação é do presidente do Sindicato Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitro-FI) Dilto Vitorassi.
Segundo Vitorassi, as empresas não cumpriram acordo realizado em julho deste ano, que previa a reposição salarial das perdas ocorridas em 2020. “O pagamento era pra ter sido feito na sexta-feira passada, e fizeram o pagamento de apenas 30%” informou o presidente.
De acordo com o Sindicato, entre 5h e 9h, o transporte irá circular normalmente com 70 ônibus. A partir desse horário em diante, apenas 28 ônibus serão mantidos e a tarde, após às17h, 42 ônibus irão circular. Já na quarta, apenas 42 ônibus irão circular até às 9h.
Vitorassi salienta que embora a lei de greve obrigue a manutenção do transporte nos horários de pico, os trabalhadores estão dispostos a descumprir. “Há uma corrente muito forte entre os trabalhadores de que isso seja construído só no primeiro dia, depois eles acham que não há nenhuma necessidade para manter esse rito (colocar ônibus nos horários de pico)” destacou.