A Secretaria Municipal da Educação iniciou nesta segunda-feira (08), ao período de matrículas para o 1º ano do ensino fundamental. O prazo segue até o dia 10 de novembro para alunos egressos dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e também da rede privada. Como acontece todos os anos, em algumas escolas, como Prof. Josinete Holler Alves Santos, na região da Vila A, pais passaram a noite na fila para matricular os filhos, mesmo com garantia de vagas para todos os novos alunos.
De acordo com a Diretora da escola, Professora Alexandra Miranda, os pais começaram a chegar na escola no domingo, 07. “Por volta de meio dia e meia já soube que tinha pais em frente à escola, então eu vim pra cá, abri a escola, passei as informações” informou a diretora. A diretora salientou que estão sendo ofertadas 75 vagas iniciais, com uma turma pela manhã, com 25 alunos e outras duas turmas a tarde. No entanto, há a possibilidade de abertura de mais vagas, caso necessário. “Todos os pais que estão aqui vão conseguir fazer a matrícula” garantiu.
Pais foram avisados sobre garantia de vagas
A Secretária de Educação, professora Maria Justina, salientou que os pais foram avisados que não havia necessidade de fazer fila com tanta antecedência, já que as vagas estão garantidas. Porém, os pais preferem ir um dia antes para poder escolher a escola e o período de aulas para os filhos.
Segundo a secretária, pelo menos 7 escolas registraram filas. “Essa situação de fila para o 1° ano já é histórica. Nós avisamos os pais que não havia necessidade de fazer essas filas, porque tem vaga para todos os alunos que vem do CMEI ou de escolas particulares. Mas o pais gostam de escolher escola, localização, até o índice do IDEB, por isso são formadas essas filas” explicou.
A Secretária informou que equipes da Guarda Municipal fizeram a segurança dos pais e das escolas durante a noite. “Já esperávamos que as filas fossem formadas, todos os anos nós já esperamos que vão acontecer essas filas, por mais que a gente avise os pais que tem as vagas, mas eles querem garantir vaga naquela escola que eles pretendem” pontuou.
Matrículas
Para frequentar o 1º ano do ensino fundamental, a criança deve ter 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022. O Município não se obriga a garantir vaga escolar em instituições ou turnos de preferência do aluno ou de sua família.
Rematrículas
Para todos os alunos do ensino fundamental (2º ao 5º ano, Classes Especiais e Educação de Jovens e Adultos) já matriculados na rede municipal de ensino, as rematrículas poderão ser realizadas de forma automática com encaminhamento do formulário através do aluno, entre os dias 16 a 19 de novembro.
Os pais deverão ser chamados para realizar a rematrícula presencial caso haja mudança de horário de turmas, neste caso os responsáveis legais deverão ser comunicados antecipadamente.
Transferências
As transferências e matrículas para alunos de todos os anos/ modalidade de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios ou estados e entre as escolas da rede municipal começarão em fevereiro de 2022. Para alunos com matrícula ativa na rede municipal de Foz do Iguaçu, a transferência será realizada somente mediante a apresentação da declaração de vaga emitida pela escola de destino.
EJA
As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos serão efetivadas a partir de fevereiro. Os alunos desistentes do processo de escolarização de outros anos letivos poderão ter seus conhecimentos aferidos através de um processo de classificação para a matrícula na fase I (Rede Municipal) na própria escola e na Fase II (Rede Estadual) na sede da Secretaria da Educação com a Coordenação do curso.
Documentação Obrigatória
Os documentos necessários para ingresso na rede municipal do ensino fundamental (anos iniciais) são: Certidão de Nascimento (original e cópia); RG e CPF, caso a criança tenha (original e cópia); RG e CPF dos pais ou responsável legal; Cartão SUS – Sistema Único de Saúde (original e cópia); Comprovante de atualização do Cadastro Único (Programa Bolsa Família), caso tenha; Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada; Declaração de Vacinação atualizada, emitida pela unidade de saúde; Documento de guarda unilateral, regulamentação de visitas, medida protetiva e outros que restrinjam ou ampliem os responsáveis e telefone atualizado.