A chefe do Procon Paraná, Claudia Silvano, fez um alerta a população do estado sobre uma nova modalidade de golpe que foi identificada este mês na região de Curitiba, onde criminosos simulam uma surpresa entregue na casa do consumidor.
No ‘golpe do presente’, a vítima recebe uma “lembrança” em casa, como sendo um presente inesperado. Quem entrega o pacote pede para a pessoa tirar uma fotografia para confirmar o recebimento e dados pessoais. Com as informações pessoais e o reconhecimento facial por meio da foto, os golpistas conseguem realizar compras pela internet, empréstimos e alguns casos, até a compra de veículos.
“Não havia nenhuma informação de quem era aquele presente, nem um cartão, nada. E a pessoa de boa fé aceitou tirar a foto e dias depois recebeu uma ligação informando que havia sido comprado um veículo em seu nome”, contou Claudia.
A chefe do Procon orienta às pessoas que receberem encomendas em casa em que não haja identificação clara do remetente, recusem tirar fotografias e repassar documentos pessoais.