Eleitores de sete cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Pará voltam às urnas neste domingo (7) para escolher prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. A realização dos novos pleitos cumpre decisões da Justiça Eleitoral que indeferiram o registro de candidatura ou cassaram os diplomas dos eleitos nas Eleições Municipais de 2020.
Sul, Centro-Oeste e Sudeste
No município paranaense de Francisco Alves, três candidatos concorrem à prefeitura. Liomar Mendes Lisboa (Republicanos), o Cabelo do Povão, tem como vice Juliano Vaz de Almeida (PP), o Cabeça. Pelo PSDB, concorrem Milena Silva Rosa, a Milena do Valtinho, com o vice Paulo Sérgio Mendonça Navero Correa (PSB). Também estarão nas urnas o candidato do PTB, Valdir Barbosa Mellão, o Valdir Perereca, e Rubens Eugenio dos Santos, como vice.
Em Francisco Alves, as eleições suoplementares se acontecem depois que a candidatura de Valter César Rosa (PSDB), que era prefeito até 2020 e foi o único candidato ao cargo, ser impugnada pela Justiça Eleitoral. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou a prestação de contas apresentada por ele.
Em Bandeirantes (MS), o povo terá de escolher entre quatro candidatos. Celso Ribeiro Abrantes (PSD) e o vice, Welton Pereira Borges (PT); Edervan Gustavo Sprotte (DEM) e Gediana Ribeiro da Rocha (PTB); Milane Belli de Lana Paiva (PSC) e Valber Aparecido Gonçalves Guimarães (PDT), o Valbinho; e pelo PSDB, os candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Zulene Ferreira Diniz Ferraz e Marcelo Soares Abdo.
O município fluminense de Carapebus escolherá entre Bernard Tavares Didimo (Republicanos) e seu vice, Marcelo Borges Martins (Cidadania); Leandro Drummond Esteves (Avante), o Dandinho, e Luiz Victor Cordeiro Coutinho (PSDB), como vice; e Edward Ferreira de Araújo Filho (PMB) e sua vice, Tawana Cassia Martins Arantes (PMB).
Nordeste e Norte
Na Bahia, os eleitores do município de João Dourado poderão votar nos candidatos do PL, Diamerson Costa Cardoso Dourado (PL), o Di Cardoso, e Clevia Santiago Silva Conceição, a Kel do Riacho; ou no candidato do PSD, Abimael Dourado Lima Junior, o Juninho, e seu vice, João Nogueira Ferreira (PT), o João Rumão.
Também em Jaguaruana (CE) concorrem duas chapas ao Executivo municipal. O PCdoB lançou como candidato José Elias de Oliveira, o Elias do Sargento, que tem como vice Reginaldo Araújo da Silva, o Naldo Quirino, do PP. O PDT apresentou como candidato à prefeitura Roberto Barbosa Moreira, o Roberto da Viúva, cujo vice é Carlos Regis Santiago Maia, o Carlinhos, do PSB.
Da mesma maneira, Guamaré, no Rio Grande do Norte, tem dois candidatos à prefeitura. Arthur Henrique da Fonseca Teixeira (PSB) – que tem como vice Eliane Guedes de Melo Carmo (MDB), a Eliane de Edinho – concorre com os candidatos do Solidariedade Gustavo Henrique Miranda Santiago e seu vice, Expedito Vieira da Câmara Junior.
Por fim, concorrem à prefeitura municipal de Tomé-Açu, no Pará, Carlos Antonio Vieira (PL), o Carlos da Vila Nova, com seu vice, Rosielson Ribeiro Coelho (Pode), o Ladeira; Francisco Eudes Lopes Rodrigues (PSDB), que tem como vice Jonas Dabes Braz Santana (PSD), o Jonas do Radar; e Marcelo Barreto da Silva (Patriota) com Alberto Charles Cabral dos Santos (Patriota), o Charles Contador, como vice.
TSE