A prefeitura e a Caixa Econômica Federal assinam nos próximos dias o contrato de financiamento de R$ 60 milhões para execução de diversas obras de infraestrutura viária em Foz do Iguaçu. Na lista das novas obras está a conclusão das avenidas João Paulo II e Safira, além da revitalização das avenidas Costa e Silva e JK.
Os recursos da Caixa Econômica são do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) destinado à obras em edificações públicas, infraestrutura, habitação de interesse social, aquisição de imóveis, máquinas, veículos pesados, equipamentos e mobiliários e a elaboração de projetos técnicos.
As obras da Avenida João Paulo II, foram paralisadas em função de decisão judicial em 2015, a prefeitura retomou os trabalhos em 2019 com a construção de galerias pluviais e parte da pavimentação até a rua Jorge Samways. Agora, fará a ligação até a Avenida das Cataratas, cruzando a avenida Felipe Wandscheer.
Porto Meira
A avenida Safira, no Porto Meira, vai ligar o Jardim Ouro Verde até o trevo do shopping Catuaí, na avenida das Cataratas. “Vamos criar um corredor na região até a avenida General Meira que será toda modernizada”, disse Chico Brasileiro, prefeito de Foz.
O pacote terá ainda obras como a construção de um centro esportivo na Cidade Nova Vila C e de unidades de saúde no Profilurb I e no Parque Presidente. Outras duas obras previstas são as revitalizações das avenidas JK e Costa e Silva. “Teremos, com esses investimentos, quatro grandes corredores. A avenida João Paulo II passa a ser um corredor para quem chega na cidade. Começa na Rodoviária Internacional até a avenida das Cataratas. As avenidas Costa e Silva, JK e General Meira serão as quatro grandes obras principais”, disse.
Mobilidade urbana
O prefeito lembra que durante a semana iniciaram as obras de revitalização da Olímpio Rafagnin e a prefeitura busca viabilizar junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional recursos para obras de recapeamento asfáltico das avenidas Paraná e Cataratas. “A prefeitura está estruturando a cidade e vamos caminhar juntos com essas obras da Itaipu e com os governos estadual e federal. Estamos preparando a cidade para dar um grande salto em todas as áreas, principalmente no turismo, no comércio, nas tecnologias”, disse Brasileiro.
As obras estão sendo viabilizadas, conforme o planejamento e as demandas apontadas pela população. São obras importantes para a mobilidade urbana e para o plano de extensão da cidade.
PMFI