Foz abre agendamento para terceira dose em trabalhadores da saúde, idosos e imunossuprimidos

Doses serão aplicadas nesta sexta-feira à tarde e na segunda-feira durante todo o dia nas unidades básicas de saúde; Serão disponibilizadas 6.700 doses para os dois dias

Foto: Christian Rizzi/PMFI

A Secretaria Municipal da Saúde abriu o agendamento para aplicação da terceira dose (ou dose de reforço) em trabalhadores da saúde, idosos e imunossuprimidos. A vacinação acontecerá nesta sexta-feira (05), das 14h às 18h e na segunda (08), das 8h às 18h nas unidades básicas de saúde. Serão disponibilizadas 1.800 doses para hoje e 4.900 na segunda-feira.

Para agendar, basta acessar o site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/, escolher o dia, o horário e a unidade mais próxima. Poderão receber a dose de reforço idosos e trabalhadores da saúde que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose ou a dose única há 28 dias.

No dia da vacinação, é necessário portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação. Os trabalhadores da saúde também devem apresentar algum documento que comprove o vínculo com o serviço (carteira de trabalho, holerite ou declaração da instituição).

A aplicação da terceira dose começou em setembro para idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos; em outubro começaram a ser vacinados os profissionais da saúde. Também receberam a dose de reforço idosos que vivem em instituições de longa permanência, os trabalhadores destes locais e idosos acamados.

“Fazemos um apelo especialmente aos idosos, que são considerados os mais suscetíveis para a doença. É importante que todos agendem e compareçam à unidade de saúde para que seja possível manter a resposta imunológica à Covid-19”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Trabalhadores da Saúde e imunossuprimidos

Consideram-se trabalhadores da saúde os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como por exemplo recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde. A relação completa está disponível no site da vacinação.

São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

AMN

Sair da versão mobile