No próximo dia 25 de novembro, os membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Foz do Iguaçu, escolherão a nova diretoria. Os candidatos das duas chapas concorrentes foram convidados a debater as propostas durante o programa Contraponto, da Rádio Cultura, nesta sexta-feira (5).
Participaram os advogados Vitor Hugo Nachtygal, candidato a presidente da Chapa ‘Algo Novo’ e Marcelo Rodrigues Almeida, candidato a presidente pela Chapa ‘XI de Agosto’.
Dr. Nachtygal se colocou como uma opção à advocacia iguaçuense, defendendo a transparência do órgão. “É isso que nós nos propusemos, para que não houvesse mais uma vez uma eleição que não pudéssemos discutir o que nós queremos, o que estamos fazendo e para onde estamos indo”, disse.
Dr. Marcelo Almeida, defendeu a reeleição da chapa ‘XI de Agosto’, salientando sua experiência. “Temos certeza que o trabalho feito pela XI de Agosto, não só na subseção de Foz do Iguaçu, ao longo dos anos tem sido priorizando como objetivo primordial, o interesse da advocacia local”, disse.
Cerca de dois mil advogados entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu devem votar nestas eleições, que tem voto obrigatório conforme o regimento. O advogado que não votar poderá ser multado.
Dr. Nachtygal questionou o formato das eleições para a OAB, onde a chapa que obtiver 51% dos votos leva todos os conselheiros. “Não há uma proporcionalidade democrática de representação das subseções ou da vontade do advogado, na tomada de decisão. Ou seja, está se fazendo um sistema de autoproteção”, argumentou.
Dr. Marcelo Almeida defendeu a atuação da OAB na defesa dos advogados durante a pandemia, com a liberação de recursos de precatórios e honorários advocatícios. “Uma seccional atuante que briga pelo advogado num período de pandemia, onde nós sabemos da crise econômica”, afirmou.
Assista a entrevista completa com os candidatos: