Um dia movimentado para o setor agro no Oeste do Paraná. Está acontecendo hoje, 05 de novembro, o Agroday PTI, um evento de conexão e interação do ecossistema de inovação do agronegócio, que visa identificar necessidades do agronegócio e demonstrar soluções tecnológicas desenvolvidas por startups e pelo próprio Parque Tecnológico Itaipu q ue venham potencializar o setor agro.
O ministro de Tecnologia, Ciência e Inovações, Marcos Pontes, saudou a existência de eventos como o Agroday. “O agronegócio faz parte do desenvolvimento econômico e social do país” salientou a autoridade, que participou da abertura de forma remota. Ele também reconheceu o Estado do Paraná como desenvolvedor de soluções. “Trazer a tecnologia pra dentro do campo, é ter qualidade de entrega do produto final e renda garantida ao produtor”. Pontes comentou ainda sobre a importância de investir em ciência e tecnologia nas mais diversas frentes. “Hoje colhemos os bons frutos em função de termos investido em ciência”.
O propósito do evento foi atingido, unindo grandes players brasileiros do agronegócio e as principais empresas de tecnologia, startups e parques tecnológicos do Paraná, fortalecendo a interação do ecossistema de inovação paranaense no agronegócio, o chamado Agritech.
“O encontro permite a união entre os atores da tríplice hélice”, comenta o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido. O diretor comentou ainda que as 9 soluções apresentadas pelo PTI, bem como as tecnologias das startups, são produtos pontuais que, para algumas empresas do agro, podem ser gargalos que precisam exatamente dessas soluções.
Entre os expositores estão os centros de competência do Parque Tecnológico: Tecnologias Abertas e IoT, Energias Renováveis, Inteligência e Gestão Territorial, Infraestrutura, Segurança e Serviços, tomação e Simulação; startups incubadas no Parque; Sebrae; e parques tecnológicos credenciados juntos ao Separtec.
A realização do Agroday é um marco, e os seus desdobramentos futuros serão extraordinários. A afirmativa é do diretor presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues. “A Lar, como cooperativa industrial que mais emprega no Brasil, tem a grata satisfação em apoiar na promoção de eventos como este, onde exercemos dois princípios do cooperativismo: a educação e o interesse pela sociedade”. O presidente menciona ainda que este é o momento de uma nova rede se formar, e a que já existe, dinamizar.
O diretor administrativo da Itaipu, almirante Paulo Roberto, reforçou a importância da sinergia entre os setores de ciência e tecnologia e do agronegócio como um dos propulsores do desenvolvimento não só do Paraná, mas de todo o Brasil. No evento, ele representou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira. “O nosso País precisa assumir este papel de protagonismo mundial do agronegócio. Que este primeiro Agroday seja um dos passos que vai levar o Brasil a essa situação, de protagonista na inovação”, completou o diretor, que lembrou que o estímulo ao desenvolvimento regional é uma das missões da binacional.
Protocolo de intenções
Durante a abertura do evento foi assinado um protocolo de intenções entre o PTI Brasil e a Fomento Paraná, que visa apoiar o desenvolvimento de startups e empreendimentos intensivos em tecnologias mediante acesso a linhas de crédito e fundos de investimentos. Para Vinícius Rocha, diretor de mercado do Fomento Paraná, no ato representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, este é mais um passo para desenvolver um estado melhor para toda a população.
PTI